segunda-feira, 28 de março de 2011

Entrevista de aniversário com a Profª Zélia Couto e Santos

Os aniversários são sempre tempo de balanços e reflexões. Que balanço faz da sua caminhada pessoal e profissional até ao presente?


Faço um balanço bastante positivo. A nível pessoal e como mulher sou bastante feliz. Tenho uma família numerosa que amo e admiro muito, sempre pronta a apoiar-me nas minhas decisões e a incentivar-me. O membro mais novo da família é a chama que aquece o meu coração e que me faz acreditar no futuro.

Tenho um grupo de amigos de há décadas e isso também é algo que me deixa muito feliz.

Quanto à caminhada profissional, esta tem sido o deslumbre da minha vida. Nunca pensei que iria ser o que sou. A minha profissão surgiu na minha vida de um modo muito natural, mas inesperado. É um balanço muito positivo, porque sou feliz na minha profissão e amo o que faço.



Num encontro com o futuro, o que é que a jovem praticante Zélia perguntaria à professora Zélia?

Não faria perguntas, na nossa filosofia não há porquês há comos. Por isso, pediria um conselho.

Sei que ela me diria para percorrer o caminho com tranquilidade, dia após dia, trabalhando, aprendendo, praticando, sabendo que estou na trilha certa e que, quando assim acontece, todas as forças do Universo se conjugam a nosso favor.


E qual a principal mensagem que a Profª. e diretora de Unidade passaria ao jovem praticante?

Temos a sorte de ter encontrado um tesouro nas nossas vidas. Um tesouro que tem passado de Mestre a discípulo, de geração em geração, desde há milénios.

Temos a sorte de conhecer e conviver com um dos maiores filósofos e escritores do nosso século, DeRose. Temos a sorte de receber por via direta esta sabedoria, por isso o meu conselho é este: estuda, convive, pratica muito e aproveita todos os momentos que possas estar junto do Educador DeRose.

Cultiva o contentamento no teu coração, convive muito com os teus colegas e instrutores, sê prestável, sempre atento aos outros e, naturalmente, a tua vida irá por caminhos que nem nos teus melhores sonhos poderias imaginar.


Quais as suas principais conquistas ao longo destes 53 anos?

Subjetivamente é estar bem na pele que visto, estar feliz comigo mesmo e ter chegado até aqui. Espero ainda ter um longo caminho a percorrer.

No entanto, objetivamente e na parte pessoal, considero conquistas ter criado dois filhos maravilhosos, ter um feliz casamento com um quarto de século e ter amizades com décadas.
Na parte profissional, é sem dúvida, o ter aberto a nossa Unidade e tê-la a funcionar há 9 anos e ter evoluído na carreira e estar hoje no Grau de Docente.

Mas a principal conquista é saber que levei e continuo a levar a muitas pessoas o tesouro do Método DeRose. É terminar de dar uma aula e ver o brilho nos olhos dos meus alunos. Faz-me feliz saber que a nossa Escola é um polo irradiador de bem-estar, alegria, felicidade e qualidade de vida para muitos que lá passaram, para os que lá estão e para aqueles que virão… Faz-me feliz ter uma missão na vida e essa missão é encontrar e estar com aqueles que pensam como nós, que querem viver a vida de modo a deixarem uma marca boa no Planeta para as gerações vindouras.


Que projetos e sonhos pretende ainda realizar?

O meu maior projeto é que a nossa Unidade cresça cada vez mais e que formemos muitos Instrutores. Quantos mais formos melhor será o nosso trabalho.

Quanto a sonhos pretendo ainda escrever um livro e viajar muito mais do que aquilo que tenho viajado. Quero aprender ainda muito mais do que aquilo que sei, quero sentir que evoluo a cada dia que passa e que a minha faz sentido. Em suma, quero aquilo que toda a gente no mundo quer: ser feliz e contribuir para que os outros também o sejam!

Aproveito para agradecer a todos os que contribuíram para que eu seja a pessoa que sou hoje!

Agradeço também a toda a equipa e alunos da Unidade 5 de Outubro pela maravilhosa festa de aniversário que me proporcionaram, vocês são a razão do meu trabalho. Obrigada :)



Sem comentários:

Enviar um comentário