segunda-feira, 9 de maio de 2011

GURUSÊVINS

Gurusêvins são os obreiros da nobreza interior, os arquitetos da raça humana.

Há no mundo um pequeno número de pessoas muito especiais que se realizam ajudando os outros e construindo coisas positivas.

Essas pessoas são os paladinos da dedicação, cuja satisfação reside em espargir felicidade em torno de si e em deixar um rastro de boas obras por onde passam. Tais paladinos costumam estar sempre disponíveis e até mesmo oferecer-se para realizar, anonimamente, trabalhos de suma importância, sem esperar nenhuma recompensa nem renumeração. Sua gratificação é saber que o trabalho foi realizado a contento.

Enquanto a maior parte destrói, esses poucos heróis da Humanidade constroem e fazem-no com a força de milhares, pois, mesmo sobre o assédio destruidor da maioria, a Humanidade progride graças aos que se doam.

Os verdadeiros paladinos mais cedo ou mais tarde serão convidados a participar de um seleto grupo de praticantes, denominado Círculo Interno. Toda a Unidade possui o seu Círculo Interno, sua Guarda de Honra, constituída por gurusêvins dedicados.

O Círculo Interno é um grupo discreto. Para fazer parte dele, só sendo convidado. Para tanto é preciso ter mérito. Tudo é levado em conta.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Convite

Queremos convidar-te para o IX aniversário da nossa escola. Pois é, nascemos no dia 11 de Maio de 2002 mas como é dia de semana, vamos comemorar no Sábado dia 14 a partir das 19H00. Contamos contigo para termos a festa mais animada deste lado do Universo.


O Programa é o seguinte:

19H00 – Recepção aos convidados

20H00 – Jantar Comemorativo

21H00 – Parabéns a você

21H15 – Olhares de Nyása com a Profª Zélia Couto e Santos, conduzido pelo Profº António Pereira.

O que são Olhares de Nyása?

Os Olhares de Nyása, são conversas descontraídas onde são partilhadas as experiências e vivências dos convidados com passagem de fotos e outros documentos ilustrativos dos pontos abordados.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Karma e Dharma

O que é o KARMA?



Karma provém da raiz sânscrita kr, agir, que deu origem aos termos karma (ação) e kriyá (atividade). Karma é uma lei natural, como a lei da gravidade. Esta é a visão que a fundamentação Niríshwara-Sámkhya, tem do karma. A visão espiritualista surge mais tarde e é reforçada na mesma medida em que a filosofia Vêdánta torna-se mais popular, especialmente a partir do século VIII d.c. Posteriormente, o conceito de karma é importado pelo Ocidente e cristianizado, ou seja, é feita uma releitura com base nos princípios cristãos de culpa e pecado. Karma deixa de ser uma lei que está fora e além do bem e do mal, para tornar-se algo com conotação negativa, que se deve pagar com sofrimento.

Se conhecermos os mecanismos que regem o dharma e o karma, teremos quase total domínio sobre a nossa vida e o nosso destino. Aliás, podemos definir karma como um destino maleável, que modificamos a cada minuto em virtude das nossas ações, palavras e pensamentos. Estamos o tempo todo a tecer nosso futuro imediato e distante.

Cada ação (karma = ação) protagonizada gera inexoravelmente uma reação, ainda que a ação inicial tenha sido apenas palavra ou pensamento.

Então devemos tomar muito cuidado com o que dizemos e com o que pensamos, não por uma razão meramente moral, mas por saber que não haverá como furtar-nos à responsabilidade das consequências.

Este capítulo vai-nos ensinar como manobrar a lei do karma a nosso favor para transformar a nossa vida para melhor, mas não conseguirá auxiliar aqueles que usam da ação mal-intencionada, da palavra caluniosa ou do pensamento malicioso contra outro ser humano.



Diferenças entre KARMA E DHARMA



O ocidental costuma confundir karma com dharma, no entanto, trata-se de duas categorias de leis completamente diferentes. A própria palavra dharma significa, literalmente, lei. Refere-se a qualquer lei humana: lei jurídica, regulamento de um clube ou condomínio, norma religiosa, etc. Inclusive, o termo dharma também pode ser usado, por extensão, com o significado de religião. Assim, dharma é uma lei humana e karma uma lei universal. Dharma está sujeito ao tempo e ao espaço, enquanto karma está além do tempo e do espaço.

O dharma é a lei moral, pois depende das normas de um determinado país, região, cidade, grupo cultural e de uma determinada época. Mudando o tempo ou mudando o lugar, as regras mudam. O dharma depende dos costumes.



segunda-feira, 18 de abril de 2011

Educador e escritor DeRose em Lisboa

O educador e escritor DeRose esteve este fim-de-semana em Lisboa, onde apresentou a mais recente edição do seu livro “Karma & Dharma – Transforme a sua vida”. Ministrou, ainda, uma série de cursos para alunos e instrutores do Método DeRose.

A sua passagem pela capital portuguesa começou na sexta-feira, com o lançamento da obra supracitada, na Junta de Freguesia de São João de Deus. Na ocasião, foram muitos os alunos, instrutores e convidados que tiveram o privilégio de conhecer ou reencontrar o Professor DeRose e ouvir as suas sábias palavras.

Com a sua habitual generosidade e o seu acutilante sentido de humor, aproveitou a oportunidade para transmitir alguns ensinamentos e esclarecer a audiência sobre o que é o Método DeRose. Uma urdidura entre técnicas e conceitos que visam uma melhor qualidade de vida do praticante.

Em relação à apresentação do livro “Karma & Dharma”, lembrou a importância do tema para todos aqueles que pretendam ser os “obreiros da sua própria vida”, sublinhando que o karma não é um conceito espiritualista, mas sim uma lei universal de causa e efeito, e que pode, em grande parte, ser modificado.

Seguiu-se uma apresentação de coreografias pelos instrutores e demonstradores do Método DeRose: Etianette Melo, Pedro Cardoso, Sara Albuquerque e Bruno Amaral, num espectáculo de excelência técnica e beleza.

A noite terminou com sessão de autógrafos pelo autor.

No sábado, alunos e instrutores do Método DeRose começaram o dia da melhor maneira, com uma aula avançada ministrada pelos professores António Pereira e Luís Lopes, na Universidade Lusófona.

À tarde, foi a vez de assistir ao curso “Alimentação Inteligente”, ministrado pelo próprio DeRose e aberto a alunos e instrutores. Neste curso, abordou os vários sistemas alimentares adoptados pelo homem ao longo da história, recordando que o regime recomendado por esta filosofia prática de vida é o Vegetalianismo (ou Lacto-Vegetarianismo), que é também a alimentação utilizada na Índia.

A passagem de DeRose por Lisboa continuou no domingo e na segunda-feira, com os cursos “Param-Pará” e “Ásana para Coreografia”, dirigidos apenas a instrutores.

Seguem as fotos destes quatro dias de partilha de conhecimento, convivência, alegria e fortalecimento da egrégora desta nobre filosofia e cultura.

                                 Apresentação do Livro "Karma e Dharma"

             O nossos fabulosos Demontradores: Bruno, Sara; Etianette e Pedro

                           A 5 de Outubro com o Educador e escritor DeRose





                                                    A Mega Aula

                            Depois do curso com os diplomas


segunda-feira, 11 de abril de 2011

Curso de Formação de Instrutores do Método DeRose

Na sequência do tema abordado há duas semanas, onde explicámos o que é e qual o processo para se tornar instrutor do Método DeRose, esta semana vamos dar-lhe a conhecer um dia de exames, do curso de formação de Instrutores:

O dia começou cedo na Unidade 5 de Outubro, com os alunos a chegar pelas 9h00, para se prepararem para os exames, vestindo roupa de prática, aprimorando a sua imagem, revendo a coreografia e todos aqueles pormenores de última hora.


Era perceptível algum nervosismo entre os examinados…
Enquanto não chegavam as 10h00, início da Complementação Pedagógica, foram-se vocalizando Mantras, brincando, tentando aliviar alguma da inevitável tensão. Reinava, sobretudo, a boa disposição :)


Foram realizados dois exames para Yôgin e dois para Chêla; dos exames constava teste escrito, prova de ásana, prova de mudrá, prova de coreografia, permanência em Padmásana e em Sírshásana.
Ficam algumas imagens do que foram os exames.




 Os examinandos Cláudia, Vanda, Paulo e Ivone





 A banca Profª Zélia e Instrutor Fábio




Todos juntos :)

segunda-feira, 4 de abril de 2011

O que é o Bhúta Shuddhi ?


É a etapa de purificação intensiva do corpo e seus canais de prána, as nádis. Na terceira parte do ády ashtánga sádhana (o anga mantra), e depois na quinta parte (o anga kriyá), já demos os primeiros passos nessa tarefa. Trata-se agora de especializar e aprofundar a purificação, não apenas com mantras, kriyás, pránáyámas, mas também com uma rígida seleção alimentar, jejuns regulares moderados e com um sistema de reeducação das emoções para que o praticante não conspurque seu corpo com detritos tóxicos das emoções viscosas como o ódio, a inveja, o ciúme, o medo, etc. Também tratamos de regular a quantidade de exercício, de trabalho, de sono, de sexo e de alimentos. Há uma medida ideal para cada um desses fatores. Qualquer excesso ou carência pode comprometer o resultado almejado.

 
Estes e outros recursos são utilizados para deixar os canais desimpedidos, desesclerosados, a fim de que a energia possa fluir livremente quando for despertada. Caso contrário, se despertamos a kundaliní sem termos antes liberado seu caminho pelas nádis, a sua eclosão avassaladora pode romper os dutos naturais e vazar para onde não deve, causando inconvenientes à saúde.

 
Na verdade, seguindo as regras do jogo e a orientação de um Mestre, despertar a kundaliní é menos perigoso que atravessar a rua. Por isso, os praticantes do Método DeRose, não temem e dominam perfeitamente esse processo de desenvolvimento.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Testemunho da Micaela Crespo




Sat chakra

Falar sobre sat-chakra para além do tecnicista que é defini-lo como uma modalidade de sat sanga, em que os participantes, em número mínimo de seis, se sentam em chakra (círculo), com o intuito de executar seis angas (pránáyáma – captação de energia, mantra – equalização de energia, repercussão sonora - dinamização da energia, circulação da energia; projecção da energia e mentalização – criação de filtro kármico), e mesmo assim não cair no lírico que é resumi-lo a energia é um desafio audaz que tentarei colidir.

Ante tudo o que nos pareça superior, sendo-o ou não, estando onde estejamos, seja que cultura tenhamos, temos duas possibilidades: o medo (que poderá redundar em submissão, destruição ou desdém) ou a humildade (que desemboca invariavelmente na descoberta, no conhecimento, no sentimento). Ora, assim postas é fácil ver que a primeira não leva a nada.

Convido-vos então à segunda. Essa garanto-vos é um percurso longo e apaixonante, intrigante, pleno de descobertas, cheio de avanços e recuos e de conquistas. Tendo optado por esse trilho, tem sido tudo o que vos relato.



Vencido que foi o sentir-me ridícula ou praticante de um qualquer ritual excêntrico, acessos daquele medo que dissipei, hei-me aprendendo um pouquinho a cada vez.

Boa viagem!

Micaela

Entrevista de aniversário com a Profª Zélia Couto e Santos

Os aniversários são sempre tempo de balanços e reflexões. Que balanço faz da sua caminhada pessoal e profissional até ao presente?


Faço um balanço bastante positivo. A nível pessoal e como mulher sou bastante feliz. Tenho uma família numerosa que amo e admiro muito, sempre pronta a apoiar-me nas minhas decisões e a incentivar-me. O membro mais novo da família é a chama que aquece o meu coração e que me faz acreditar no futuro.

Tenho um grupo de amigos de há décadas e isso também é algo que me deixa muito feliz.

Quanto à caminhada profissional, esta tem sido o deslumbre da minha vida. Nunca pensei que iria ser o que sou. A minha profissão surgiu na minha vida de um modo muito natural, mas inesperado. É um balanço muito positivo, porque sou feliz na minha profissão e amo o que faço.



Num encontro com o futuro, o que é que a jovem praticante Zélia perguntaria à professora Zélia?

Não faria perguntas, na nossa filosofia não há porquês há comos. Por isso, pediria um conselho.

Sei que ela me diria para percorrer o caminho com tranquilidade, dia após dia, trabalhando, aprendendo, praticando, sabendo que estou na trilha certa e que, quando assim acontece, todas as forças do Universo se conjugam a nosso favor.


E qual a principal mensagem que a Profª. e diretora de Unidade passaria ao jovem praticante?

Temos a sorte de ter encontrado um tesouro nas nossas vidas. Um tesouro que tem passado de Mestre a discípulo, de geração em geração, desde há milénios.

Temos a sorte de conhecer e conviver com um dos maiores filósofos e escritores do nosso século, DeRose. Temos a sorte de receber por via direta esta sabedoria, por isso o meu conselho é este: estuda, convive, pratica muito e aproveita todos os momentos que possas estar junto do Educador DeRose.

Cultiva o contentamento no teu coração, convive muito com os teus colegas e instrutores, sê prestável, sempre atento aos outros e, naturalmente, a tua vida irá por caminhos que nem nos teus melhores sonhos poderias imaginar.


Quais as suas principais conquistas ao longo destes 53 anos?

Subjetivamente é estar bem na pele que visto, estar feliz comigo mesmo e ter chegado até aqui. Espero ainda ter um longo caminho a percorrer.

No entanto, objetivamente e na parte pessoal, considero conquistas ter criado dois filhos maravilhosos, ter um feliz casamento com um quarto de século e ter amizades com décadas.
Na parte profissional, é sem dúvida, o ter aberto a nossa Unidade e tê-la a funcionar há 9 anos e ter evoluído na carreira e estar hoje no Grau de Docente.

Mas a principal conquista é saber que levei e continuo a levar a muitas pessoas o tesouro do Método DeRose. É terminar de dar uma aula e ver o brilho nos olhos dos meus alunos. Faz-me feliz saber que a nossa Escola é um polo irradiador de bem-estar, alegria, felicidade e qualidade de vida para muitos que lá passaram, para os que lá estão e para aqueles que virão… Faz-me feliz ter uma missão na vida e essa missão é encontrar e estar com aqueles que pensam como nós, que querem viver a vida de modo a deixarem uma marca boa no Planeta para as gerações vindouras.


Que projetos e sonhos pretende ainda realizar?

O meu maior projeto é que a nossa Unidade cresça cada vez mais e que formemos muitos Instrutores. Quantos mais formos melhor será o nosso trabalho.

Quanto a sonhos pretendo ainda escrever um livro e viajar muito mais do que aquilo que tenho viajado. Quero aprender ainda muito mais do que aquilo que sei, quero sentir que evoluo a cada dia que passa e que a minha faz sentido. Em suma, quero aquilo que toda a gente no mundo quer: ser feliz e contribuir para que os outros também o sejam!

Aproveito para agradecer a todos os que contribuíram para que eu seja a pessoa que sou hoje!

Agradeço também a toda a equipa e alunos da Unidade 5 de Outubro pela maravilhosa festa de aniversário que me proporcionaram, vocês são a razão do meu trabalho. Obrigada :)



sábado, 26 de março de 2011

Desafio do mês

Testemunho da Ana Paula

A cada sat-sanga e sat –chakra mantemos acesa a chama que nos caracteriza e identificamo-nos continuamente com a nossa linhagem tântrica e sensorial, entendemos o seu efeito e a sua repercussão na nossa evolução pessoal e colectiva.

Este circulo de amigos, de pessoas lindas, reforça os laços fortes da nossa egrégora em cada instante. Em cada flor, fruto, ou alimento presente traduz-se o reflexo de quem somos gerado pelo sentimento de retribuição e de celebração do momento presente. Alegria, sorrisos, mãos unidas caracterizam o que somos e confirmam a certeza do nosso caminho. No som encontramos o tom e sintonias perfeitas que perpetuam a ancestralidade do nosso Yôga.

Swásthya!

Ana Paula Barreto


segunda-feira, 21 de março de 2011

Curso de Formação de Instrutores do Método DeRose


Se pretende ter uma profissão com liberdade de horário, que o remunere dignamente, e que lhe dê satisfação, leia este trecho do escritor e educador DeRose que lecciona há 50 anos, pelo mundo inteiro:

«...A nossa é uma das melhores profissões do mundo. Primeiro, porque, sendo instrutor do Método DeRose, você não precisa ser empregado de ninguém, pode ser autónomo e profissional liberal, escolhe seu horário de trabalho, tipo de público com o qual quer trabalhar e determina até quanto deseja ganhar.


Mas, evidentemente, não se deve escolher uma profissão só pelo seu potencial de remuneração. Devem-se pesar outros factores. Na nossa, trabalhamos com um público seleccionado, educado, jovem, bonito, inteligente e de elevado nível sócio-cultural. Trabalhamos parte do tempo com o corpo e parte com a cabeça. Há estímulos constantes à criatividade. Há liberdade de pensamento e de acção. Contamos com um elemento moral muito forte, que é o fato de você saber que está sendo imensamente útil às pessoas. Há a gratificação de sentirmos que aquelas pessoas que frequentaram as nossas aulas, serão para sempre nossas amigas e que não nos esquecerão jamais. A alegria de, após alguns anos de trabalho, podermos olhar para trás com satisfação e ver que não passamos pela vida em vão...

Além do mais, o mercado de trabalho está saturado para a maioria das profissões, enquanto na nossa está em franca ascensão.»

Somos uma equipa jovem, dinâmica, na qual integração, acção e empenho são palavras de ordem.

Faça parte deste trabalho inovador, promovendo a notoriedade e reconhecimento da Universidade de Yôga, mas com a responsabilidade de perpetuar uma herança ancestral. O manancial de força e sabedoria característicos do Yôga mais autêntico e mais antigo. O objectivo do Curso de Formação de Instrutores do Método DeRose, é resgatar o ensinamento correto do Yôga, com toda a seriedade, bem como conferir, habilitação, preparação e aprimoramento técnico aos futuros instrutores, reciclar os conhecimentos dos já formados ou mesmo habilitar os que leccionam sem formação e sem qualquer preparação técnica, cultural ou moral.

O Curso de Formação é constituído por três graus de instrutor do Método DeRose: Assistente, Docente e Mestre. Cada grau tem a duração de quatro anos. Entretanto, como só se aprende um ofício pondo a mão na massa, os interessados começam a trabalhar já no final do primeiro ano, como estagiários remunerados numa das Unidades Credenciadas. Por isso, o tempo passa muito rapidamente e a maioria consegue chegar à conclusão do curso.

Uma vez por ano o instrutor será avaliado até que complete a sua formação. A cada revalidação, recebe um selo comprovativo no seu Certificado de Instrutor, consoante o grau de formação em que se encontrar.

Programa do Curso Básico de Yôga

O programa deste Curso é constituído por aulas práticas, teóricas e teórico-práticas para que o candidato tenha uma ampla abordagem, vivência e experiência da matéria da qual, entre outros, constam os seguintes temas:

• A Origem do Yôga

• O que é o Yôga

• Qual o Yôga mais autêntico

• Qual a proposta do Yôga

• As quatro grandes linhas de Yôga

• Diferenças entre o Yôga Antigo e o Yôga Moderno

• Os 108 ramos de Yôga; História e evolução do Yôga

• O surgimento dos oito mais importantes tipos de Yôga

• O Yôga de Pátañjali

• O SwáSthya Yôga, codificação do Yôga mais Antigo e Completo

• Tantra

• Meditação

• Chakras e Kundaliní

E muito mais temas que pode ver na monografia do Curso, onde constam o programa, as perguntas e respostas referentes a cada aula. A sua estrutura permite que se inicie o Curso em qualquer época do ano para se terminar um ano depois.



A PROFISSÃO DE INSTRUTOR DO MÉTODO DeROSE

Esta é uma profissão útil, de relacionamento humano gratificante, que ensina a outros o caminho da saúde, da felicidade e da evolução interior. Trata-se de um ofício que beneficia tanto o aluno como o professor, pois estimula este segundo a manter-se num padrão excelente de qualidade de vida. É uma das melhores profissões do mundo!

O Instrutor trabalha parte do tempo com o corpo e outra parte com a cabeça. Há estímulos constantes à criatividade. Há liberdade de pensamento e de acção. Contamos com um elemento moral muito forte, que é o facto de se saber que se está a ser útil às pessoas, sem falar no facto de contar com o respaldo de instituições como a Universidade Internacional de Yôga, a Rede DeROSE e a União Internacional de Yôga. Assim, o instrutor recém-formado começa logo a trabalhar num ambiente propício e cheio de amigos sinceros.

O certificado profissional é emitido em convénio entre o Método DeRose e a Universidade Lusófona de Lisboa.

O próximo curso de formação profissional terá início em Setembro e só serão aceites aqueles que já sejam nossos alunos há, pelo menos, 3 meses :)

De que está à espera para se juntar a nós?

Conheça os alunos que estão atualmente em formação!




quinta-feira, 17 de março de 2011

Sat Sanga e Sat Chakra

Conheça dois dos recursos suplementares que contribuem para melhor integração na egrégora e proporcionar mais satisfação.



O que é o SAT SANGA?

SAT SANGA significa reunião em boa companhia, ou simplesmente associação. Designa um tipo de reunião festiva, geralmente promovida apenas para executar Kirtans. Nessa oportunidade, o oficiante pode aproveitar para fazer uma preleção ou uma meditação de grupo.

Por extensão, pode denominar-se sat sanga uma reunião festiva em casa de um praticante de Yôga, de preferência se todos os convidados forem também yôgins.




O que é o SAT CHAKRA?

SAT CHAKRA é uma modalidade de sat sanga em chakra, em círculo. Não confundir com termo shat chakra que significa “os seis chakras”.

Sat chakra é um tipo de chakra sádhana, isto é, prática feita em círculo.

O Sat chrakra é uma prática em que os yôgins, em número mínimo de seis pessoas, sentam-se, formando um círculo, no qual vão executar seis angas, a saber:

1. captação de energia, por meio de pránáyáma, bombeando energia do ar para dentro do organismo e o prána para os chakras;

2. equalização da energia, mediante a utilização de mantra, realizando os mesmos mantras, ao mesmo tempo, no mesmo volume e no mesmo ritmo;

3. dinamização da energia, pelas palmas, ao atritar os 35 chakras que possuímos em cada mão;

4. circulação de energia, dando-se as mãos e fechando a corrente;

5. projeção da energia, por mentalização e/ou imposição das mãos;

6. Filtro contra retorno kármico, utilizando mentalização específica.

 
Desafio do mês!
Envia-nos o teu testemunho sobre o sat chakra.