segunda-feira, 11 de junho de 2012

O Caminho… Indo eu, indo eu a caminho de Viseu!



No outro dia o Prof. Luis Lopes contou uma história muito interessante. Imaginemos que um dia o Mestre chega junto de nós, a rebolar de riso, dizendo-nos que afinal essa história da hiperconsciência é um grande engano e não existe tal coisa! Mas que isso também não tem importância nenhuma…

Como é que nós reagiríamos? Com certeza que, também, soltaríamos umas valentes gargalhadas e continuaríamos como até aqui. Percorrendo o caminho!

 Esta história veio-me agora à cabeça, porque estive a ver um documentário sobre o “Caminho de Santiago”. Várias pessoas que foram entrevistadas disseram que não importa quando e se se chega ao final da jornada. O que importa mesmo é saborear cada minuto daquilo que o Caminho tem para oferecer a cada um que o percorre.

Assim é connosco, na nossa filosofia. Por isso, a meta é o ponto menos importante da trilha. O que vale mesmo é sabermos que estamos no Caminho, que o partilhamos com outros como nós. Por vezes, é a conversa alegre e sábia que nos envolve enquanto caminhamos de mãos dadas, outras vezes é o caminhar solitário ouvindo a voz interior com as mãos em Shiva mudrá, aprendendo connosco mesmo e deixando que a Vida nos guie.

Durante o Caminho de Santiago os peregrinos sobem e descem montes, atravessam vales e passam por vilas, aldeias e cidades misturando-se na multidão sentindo a força gregária e a alma de cada cidade. Essa passagem fortalece-as e, depois, continuam o caminho mais enriquecidos com a cultura histórica, cultural e humana que cada terra lhes ofereceu.

Também nós, durante a nossa jornada gostamos de nos reunir e juntar todos para nos banharmos na nossa Cultura e na nossa egrégora.

Por isso e para isso, criámos os DeRose Festivals para durante três dias inteirinhos sermos uns dos outros e uns para os outros. Escolhemos, a cada ano que passa, ambientes e cidades culturalmente diferentes.

Muitas práticas, muita festa e muita alegria com convidados muito especiais que vão semear no nosso Caminho rudrákshas de conhecimento. Depois, só temos de os regar para que o conhecimento se transforme em sabedoria.

Este ano vamos novamente para a linda cidade de Viseu. Uma das nossas mais antigas cidades, com uma grande riqueza cultural e com uma das melhores Pousadas de Portugal, que vai ser toda só para nós. Os convidados vão chegar de todas as partes do mundo e as alegrias dos encontros e reencontros vão iluminar os nossos olhos e corações, fazendo os nossos lábios sorrir J

Por isso, marca já a tua rota para nos encontrarmos todos nos dias 15, 16 e 17 de Junho em Viseu. Vê que programação fantástica!    


Prof.ª Zélia Couto e Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário